terça-feira, 15 de setembro de 2015

Os pretos velhos e o Velho omolu

A primeira boneca que eu fiz (quando eu ainda nem sabia direito como colocar uma linha na agulha) foi num curso de produções criativas. Eu havia recentemente me batizado na umbanda e estava muito incomodada com o fato de que na revista que eu havia pego o tutorial de como fazer só haviam bonecas brancas.
Então eu resolvi que iria fazer uma boneca de orixá. Ela é a Iansã que está na minha foto de perfil e é a "cara" da minha marca.

Quando aprendi a usar a máquina de costura não parei mais de fazer esses lindos bonecos (pedi permissão no terreiro para comercializar, para saber mais leia "sobre os artesanatos").


Omolu (ou umulu) é o orixá que representa tanto todas as chagas, como todas as doenças. Ele é aquele que guia os espíritos desencarnados, junto com Iansã(o vento gelado que sopra os espíritos)
Uma das minhas histórias favoritas com ele é a que, durante uma festa no reino de xangô, nenhuma mulher ou homem se atrevia a chegar próximo de omolu para dançar ou se divertir(por causa de suas chagas), então ele ficava parado lá no canto. Iansã, então, se aproxima e o tira para dançar. Em meio a essa dança ela sopra um vento forte e todas as chagas de Omolu estouram como pipoca. O passe de Omolu é dado no terreiro com pipocas e sua energia é fortemente relacionada a cura. Ele é sincretizado como São lázaro. 


Os pretos velhos tem uma energia bem próxima a Omolu, eles também são muito bons em trabalhos de cura e, diferente dele que é um orixá, são entidades. Muitos Pretos velhos são falangeiros de Omolu. Eles tem uma forma muito carinhosa de falar, usam metáforas e contam histórias em seus atendimentos. Nem todo preto-velho é ex-escravo, esse é um estereótipo assumido para passar humildade. Eles tem muita sabedoria para passar.


Os bonecos aqui ilustrados são feitos de brim e palha. Tem 18 cm cada. Estão a venda a pronta entrega por 25 reais cada, mais frete (promoção). Aceito encomendas por 40 reais mais frete (por exemplo, se você quiser um boneco de uma entidade específica ou um boneco de orixá com suas cores)



Por hoje é só pessoal, muito axé pra vocês <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário